Resumo das enchentes de Porto Alegre: sexta-feira (10/05)

🌊 Nível do Guaíba: O Guaíba atingiu sua menor marca desde sábado da semana passada. Nesta sexta (10), a altura chegou a 4,70m (cota de alerta: 2,5m e cota de inundação: 3m). Isso significa que o Guaíba recuou 19cm em 23 horas, segundo a régua da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema).

🚰 ETAs: Em Porto Alegre, a situação das Estações de Tratamento de Água (ETAs) continua a mesma: somente quatro das seis estão funcionando. As quatro estão operando com vazão reduzida por conta da turbidez da água, o que causa lentidão no tratamento, e por conta do consumo em excesso.

As ETAs que seguem sem funcionamento são a Moinhos de Vento e a Ilha da Pintada. A segunda continua sem previsão de voltar a funcionar. Nesta sexta, o DMAE informou que já estava conseguindo fazer o esgotamento da sala de comando da ETA Moinhos de Vento, iniciando a blindagem das aberturas para que a água não retorne para dentro. A previsão de religamento é até domingo (12).

💧 EBAPs: Das 23 Estações de Bombeamento de Águas Pluviais (EBAPs), ou Casas de Bombas, responsáveis pelo sistema de drenagem de Porto Alegre, somente seis seguem funcionando.

Nesta sexta, o DMAE começou a construir um dique provisório na região da Duque de Caxias e também em frente à Usina do Gasômetro para barrar a água que estava indo em direção à Cidade Baixa e ao Menino Deus. Com essa medida, será possível religar a EBAP nº 15, que fica na Av. Érico Veríssimo.

🏗️ Estruturas: O corredor humanitário construído pela prefeitura, ligando a Av. Castelo Branco ao Túnel da Conceição, já está liberado. Ele é de uso exclusivo de caminhões com suprimentos, veículos oficiais em serviço e ambulâncias.

O DMAE instalou, nesta sexta, o primeiro reservatório comunitário do Sistema Moinhos de Vento. Ele está localizado na Av. Independência, 270 (Praça do Rosário). No sábado (11), o departamento irá instalar mais quatro reservatórios nos seguintes endereços: Rua 24 de Outubro, 200; Rua Comendador Caminha (Parcão); Rua Luiz Só, 195; e Rua Engenheiro Antônio Rebouças (Praça Bela Vista).

🔢 Números: De acordo com o Governo do Estado, 441 dos 497 municípios do RS foram afetados pelas enchentes. Ao todo, já são mais de 71 mil pessoas em abrigos, e mais de 330 mil desalojados. 141 pessoas estão desaparecidas e 126 óbitos foram confirmados.

🌦️ Previsão do tempo: O MetSul informou que os dias mais chuvosos em Porto Alegre são essa sexta, sábado e domingo. A chuva, porém, não é o que provoca a enchente, e sim as bacias dos rios que deságuam no Guaíba.

A análise do MetSul ainda diz que o problema, de fato, é a próxima semana. Na semana que vem, vai chegar toda a água acumulada nas bacias desses rios que desembocam em Porto Alegre. E essa água será muita. O Guaíba estará mais baixo que agora, o que é bom, mas a segunda onda de vazão pela chuva pode voltar a elevar o nível.

🗞️ Fontes: DMAE, MetSul, Prefeitura de Porto Alegre, Defesa Civil, CEIC Porto Alegre, Governo Federal, Governo do RS, Sul21 e GZH

O Informa POA! é um esforço coletivo de jornalistas do Sul para compilar as informações mais importantes sobre as enchentes no Rio Grande do Sul, focando principalmente em Porto Alegre e região. Acesse a comunidade no WhatsApp: https://abrir.link/VzESX

Conteúdo compilado e escrito por Joana Berwanger