🌊 Nível do Guaíba: O Guaíba atingiu seu menor nível desde o início das enchentes. Sua cota atual é de 4,58m (cota de alerta: 2,5m e cota de inundação: 3m).
🚰 ETAs, EBABs e EBAPs: Das seis Estações de Tratamento de Água (ETAs) de Porto Alegre, somente quatro funcionam. As que seguem sem funcionamento são a Moinhos de Vento e a Ilha da Pintada. A segunda continua sem previsão de voltar a funcionar porque foi totalmente destruída.
De acordo com o DMAE, as equipes do departamento conseguiram secar a sala onde ficam os painéis elétricos da Estação de Bombeamento de Água Bruta (EBAB) Moinhos de Vento, focando agora no esgotamento do local onde ficam os motores. É preciso que essa EBAB funcione para que a ETA possa ser religada, e a previsão é que esse religamento aconteça na segunda-feira (13) e a água comece a chegar nas residências na quarta (15).
Na noite de sexta (10), o DMAE conseguiu religar mais uma EBAP, a EBAP nº 15, que drena a água da região da Av. Érico Veríssimo. O foco agora é tentar religar a EBAP nº 16. Além disso, a equipe de engenharia do DMAE busca alternativas para a criação de pequenos diques de contenção na região das EBAPs 1 a 5.
O departamento ainda orienta o consumo consciente da água, porque o sistema ainda não se recuperou plenamente. Por isso, em alguns bairros, algumas pessoas têm acesso à água e outras não.
❗ ATENÇÃO: é mentira que a água que está saindo das torneiras é suja. O DMAE informa que essa água já passou pelo tratamento e está própria para uso. Mesmo que esteja turva, está potável. Não acredite em alarmismo e não compartilhe fake news – da dúvida, não compartilhe.
⚠️ Assistência: Trabalhadores residentes em Porto Alegre já podem solicitar o saque do FGTS por calamidade. A liberação deve ser feita pelo Aplicativo FGTS ou nas agências da Caixa.
O DMAE informou que irá isentar a conta de água de pessoas afetadas pelas enchentes. Os detalhes de como funcionará essa isenção ainda estão sendo definidos pela prefeitura e pelo departamento.
Além disso, o DMAE informou que três novos reservatórios comunitários foram instalados neste sábado (11), na região do Moinhos de Vento, em Porto Alegre. Os endereços são: R. Comendador Caminha (Parcão); R. Luiz Só 195; e R. Eng Antônio Rebouças (Praça Bela Vista).
🔢 Números: O número de pessoas em abrigos temporários em Porto Alegre subiu para mais de 14 mil. Ao todo, são 150 estruturas montadas para assistência à população. Além disso, a Prefeitura ampliou o atendimento específico em abrigos para mulheres e crianças. Três novos locais devem abrir entre sábado e domingo.
A Defesa Civil informa que 445 dos 497 municípios do RS foram afetados pelas enchentes. São mais de 81 mil pessoas em abrigos e mais de 537 mil desalojados. Ao todo, 125 pessoas estão desaparecidas e 136 óbitos foram confirmados.
🌦️ Previsão do tempo: De acordo com o MetSul, os rios voltaram a subir com o retorno da chuva, que já supera os 100 mm em municípios dos vales e da Serra, com alto volume no centro do estado, Porto Alegre e no litoral norte. Isso causa repique de cheias e levará a um novo agravamento da situação no Rio Grande do Sul.
Os altos acumulados de precipitação estão ocorrendo na pior região possível diante do cenário atual de enchentes, ao longo das bacias e nas nascentes dos principais rios, que ainda estão sob cheia, ou enfrentaram enchentes históricas nos últimos dias.
Ainda segundo o MetSul, todos os rios afetados desembocam no Guaíba, que ainda está baixando em Porto Alegre, mas deverá voltar a subir nos próximos dias com o vento Sul e a chegada de vazão maior dos outros rios, com repiques de cheias. Isso prolongará a enchente na capital, com alto risco de nova piora. Além disso, mais tarde, isso alongará a crise das enchentes na Lagoa dos Patos, no Sul gaúcho.
🗞️ Fontes: DMAE, MetSul, Prefeitura POA, Defesa Civil RS, CEIC POA, Governo do RS, Sul21 e GZH
O Informa POA! é um esforço coletivo de jornalistas do Sul para compilar as informações mais importantes sobre as enchentes no Rio Grande do Sul, focando principalmente em Porto Alegre e região. Acesse a comunidade no WhatsApp: https://abrir.link/VzESX